sexting
Tecnologia

O impacto da tecnologia na sexualidade através da internet

Autor: Wagner Macena Azambuja
Data da publicação: 24 septiembre, 2021

Desde o último século a sexualidade humana passou por profundas mudanças que são repercutidas até os dias de hoje. Nesse sentido, a tecnologia, principalmente as que estão relacionadas com as telecomunicações, tiveram um papel fundamental nesse processo.

Em outras palavras, os novos meios de comunicação formam uma das variáveis que mais condicionaram a sexualidade do homem contemporâneo. Por isso, nesse artigo vamos expor os impactos da tecnologia na sexualidade humana, desde os benefícios até a banalização do sexo e outros transtornos relacionados a sexualidade.

Por que a tecnologia influenciou a sexualidade humana?

De fato, a tecnologia e a ciência de maneira geral, tiveram um impacto muito grande na nossa sociedade desde o último século. Por isso, hoje ainda estamos decifrando os efeitos positivos e negativos da sua influência na nossa maneira de viver. Sendo assim, é certo que a tecnologia da informação viabilizou para todos um grande quantidade de conteúdo relacionado com o sexo.

tinder

Portanto, hoje na internet, estamos expostos a todo tipo de conteúdo adulto de todos os gêneros e ter um encontro sexual nunca foi tão acessível como antes. Nesse sentido, a liberdade que oferece a internet também abriu as portas para conteúdo inapropriado, cujo a temática faz menção ao abuso contra as mulheres, entre outras perversidades e crimes relacionados ao sexo.

O sexting

De acordo com a sua definição o sexting é um exemplo vivo da influência da tecnologia na sexualidade humana. O termo sexting surge da união de duas palavras em inglês, sex e texting. Ou seja, literalmente significa sexo por mensagens de texto.

sexualidade

Nesse sentido, o sexting representa simbolicamente a nova maneira, cada vez mais comum, de se relacionar intimamente através da internet. Dessa forma, o sexting se entende como a troca de mensagens com conteúdo erótico através da internet, seja por aplicações de mensagens instantâneas ou por aplicativos de relacionamento gratuitos.

Qual a relação dos aplicativos de relacionamento e a sexualidade?

A sexualidade do homem passou por transformações importantes no decorrer dos séculos, mas nunca foi tão latente como a que vivemos no último século. Hoje em dia reconhecemos que o sexo vai muito mais além dos seus fins reprodutivos e pode ser entendido e representado de diversas maneiras.

Portanto, os aplicativos de relacionamento são uma consequência disso e fazem parte da cultura das novas gerações. Além de diminuir o tempo entre as relações, esses aplicativos aumentaram a exposição das pessoas que estão interessadas em uma relação íntima. Desse modo, esses aplicativos facilitaram os encontros das pessoas com o mesmo interesse. Contudo, também são responsáveis em parte pela volatilidade das relações interpessoais atuais, um fenômeno conhecido como sociedade líquida do filósofo Zygmunt Bauman.