Como serão as cidades inteligentes e a relação com o 5G
Poderíamos fazer uma lista interminável com todos os benefícios alcançados com o desenvolvimento do 5G. Dentro deles estaria o poder de impulsionar o funcionamento eficiente de cidades inteligentes ao redor do mundo.
Nesse sentido, o futuro do desenvolvimento das novas tecnologias estão relacionadas intimamente com o 5G. Por isso, nesse artigo vamos abordar o tema, apontando as principais relações da internet 5G e o impacto nas cidades inteligentes.
O que são as cidades inteligentes?
De acordo com uma das plataformas mais importantes do setor, a SmartCitiesWorld, pode ser considerada uma cidade inteligente aquela que cumpra com alguns princípios. Em outras palavras, serão cidades inteligentes aquelas que usam diversos tipos de tecnologias que visam contribuir ao bem-estar dos seus habitantes.
Sendo assim, elas contam com estruturas e modelos organizacionais que estimulam ainda mais o progresso de novas tecnologias, como o 5G. Por essa razão, uma cidade inteligente estará constantemente em busca de inovações tecnológicas e portanto necessita de uma poderosa ferramenta de análise de dados.
Dessa maneira, as tecnologias da informação e comunicação tem um papel protagonista. Ou seja, elas geram e acumulam dados, enquanto as ferramentas de análise transformam esses dados em informação útil para o funcionamento de uma cidade. Nesse aspecto o 5G se transforma em uma peça fundamental desse processo, já que a partir dele é possível obter e trabalhar com uma grande quantidade de dados em questão de segundo.
E o que é o 5G?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que a internet ainda é uma inovação tecnológica bastante recente, mesmo que para alguns possa parecer que ela existe já faz muito tempo. Portanto, a maneira que nos conectamos cada vez se aperfeiçoa com o passar do tempo. Desse modo, para entender esses avanços poderíamos voltar no passado, quando surgiu o 1G (ou primeira geração) que nos permitiu nos comunicar através de dispositivos móveis.
Logo surgiu a 2G, que introduziu as mensagens e o “Roaming”. Justo em seguida surgiu o 3G, dando espaço para as aplicações. Finalmente com um notório aumento da velocidade da transmissão de dados o 4G representou o auge dos serviços de multimédia. Contudo, o 4G, apesar de ser um passo importante no progresso da transmissão de dados não poderá ser comparado com a revolução tecnológica que representa o 5G. Nesse sentido, a quinta geração expande os serviços sem fio de banda larga, reduzindo a latência da conexão a números irrisórios.
Qual será o papel do 5G nas cidades inteligentes?
Decerto, a velocidade da conectividade servirá como um grande propulsor para o desenvolvimento das cidades inteligentes. Assim, os elementos que compõem a internet e que dependem dela, direta ou indiretamente terão um maior desempenho.
Em suma, alguns elementos que poderemos ver nas cidades do futuro vão desde carros inteligentes, até centros de saúde virtuais. Ou seja, pensar em uma cidade inteligente pode, as vezes, parecer como uma realidade bastante futurista. Contudo, a baixa latência da conexão com a internet permitirá com que centros de saúde virtuais monitorem a nossa saúde e nos dê ao mesmo soluções em tem real.