A verdadeira origem da conspiração dos Iluminati
Como animais curiosos por natureza, nós humanos possuímos a fragilidade de acreditar em qualquer coisa com certa facilidade. Por essa razão as religiões sempre foram disseminadas com muita facilidade e crença no místico e fantástico normalmente nos fascina. Assim sendo, isso não poderia sem diferente com as teorias de conspirações que existiram desde os primórdios da civilização humana.
Apesar da quantidade de informações que recebemos através da internet e do avanço da ciência ainda acreditamos em organizações secretas que controlam a economia do mundo. Desde de Beyoncé ao Papa Francisco, não existe personagem da mídia que não tenha sido rotulado como participante dessa seita.
Os iluminati realmente existiram
De acordo com a história o termo Iluminati se refere a organização Iluminati de Baviera, uma sociedade secreta da época do iluminismo. Ela foi fundada em 1776 e dizia se opor a influência religiosa e os abusos de poder do estado alemão. Provavelmente essa organização recebeu notória fama mundial porque um dos lemas dizia: “Temos que colocar fim as maquinações dos provedores da justiça, controlando sem dominá-los”.
Entretanto a organização apenas durou 20 anos, porque foi dissolvida 10 anos mais tarde. Contudo, os amantes das teorias da conspiração dizem que essa seita voltou a se reagrupar e que estão a sombra da sociedade maquinando uma nova ordem mundial. Agora e se personagens tão ilustres como Obama ou Beyoncé formam parte desse grupo é porque se trata de uma organização secreta.
Os iluminati são responsáveis por todos os eventos importantes do último século
A teoria principal conspiratória da existência dos Iluminati consiste no reagrupamento da seita a margem da sociedade depois do seu fim. Dessa maneira, de acordo com os neófitos, o grupo teve grande importância nos últimos eventos mais importantes do último século. Talvez a ideia de um grupo secreto com ideias conspiratórias se deu porque eles conseguiram se infiltrar na comunidade maçônica europeia e por isso os dois grupos se relacionam.
Outro evento importante do qual também se outorga responsabilidade sobre a organização iluminati foi a segunda guerra mundial. Também o atentado das torres gêmeas, os conflito no Iraque e no Afeganistão, as mortes da princesa Diana e do presidente Kennedy, além da chegada a lua. Em outras palavras, que teriam influenciado todos os eventos importantes do último século.
Uma grande sacada de Marketing
Mas é claro que os grandes artistas aproveitariam para tirar proveito da situação conspiratória Iluminati. Por essa razão, cantoras como Beyoncé utilizam de elementos estéticos que façam menção a essas teorias. Dessa forma ela gera uma onda publicitária sobre seu trabalho, embora também contribua para o fomento de mais teorias, alimentado o imaginário do seu expectador.
Neste sentido, também vale ressaltar a polêmica que foi gerada envolvendo o antigo integrante dos Beatles. Assim, o boato dizia que Paul McCartney foi substituído por outra pessoa depois de sofrer um acidente em 1966. Contudo ele nunca se pronunciou a respeito porque ao mesmo tempo que isso gerava bastante polêmica, era algo relacionado ao seu nome como um tipo de propaganda indireta.
A discórdia entre os Iluminatis e o Discodianismo
Agora, uma pergunta pertinente sobre o sucesso dessa teoria conspiratória no mundo se dá pela intriga ocasionada entre dois grupos: os iluminatis e os discodianistas. Assim sendo todo começou por volta da década de 50 com dois companheiros viciados ficção, ciência e poesia. De forma totalmente satírica resolveram criar uma religião conhecida como discodianismo.
Logo a religião ganhou notória atenção mundial depois de aparecer na novela “The Illuminatus! Trilogy”. Neste sentido a série narra a luta de poder entre os iluminatis que governavam o mundo secretamente e um grupo anárquico de resistência que lutavam contra eles: os seguidores do discordianismo. A partir daí o fenômeno Iluminati ganhou fama internacional e com tantas referências e desinformação, a teoria conspirativa iluminati ainda segue alimentando a imaginação daqueles que gostariam de viver em um mundo mais igual.