A tecnologia 5G será a nova revolução tecnológica
De fato as novas invenções nos preparam para a revolução tecnológica que o 5G representará para a sociedade em futuro não muito distante. Por essa razão que esse foi o tema mais abordado no último congresso de telefonia, o: Mobile World Congress. Nesse sentido, as grandes empresas de tecnologia móvel apresentaram os seus últimos lançamentos que já incluem a tecnologia 5G.
Porém, apesar dos avanços apresentados pela indústria da telecomunicação, a tecnologia 5G ainda está dando os seus primeiros passos. Desse modo, nesse artigo vamos explicar o que é a tecnologia 5G e o que ela representa para a nossa sociedade como um todo.
O 5G oferecerá internet ilimitada e de alta velocidade
De acordo com o próprio nome a tecnologia 5G representa a quinta geração da rede móvel. Em primeiro lugar o 1G introduziu as ligações telefônicas, em seguida o 2G o as mensagens SMS. Logo o 3G abriu as portas para a conexão com a internet e finalmente o 4G aumentou a banda de navegação.
Portanto, o 5G surge com o objetivo de eliminar a latência e o tempo de resposta da rede. Em outras palavras, ela será a tecnologia que favorecerá o desenvolvimento da internet e das suas vertentes relacionadas. Nesse sentido, com uma menor latência a velocidade de conexão será incrivelmente maior e muito mais estável.
Quais são os benefícios da tecnologia 5G?
Segundo o direto executivo da Entelgy Digital, Miguel Barrio, as redes 5 nos oferecerão um grande número de benefícios. Ademais de uma latência praticamente nula, o empresário garante que essa tecnologia permitirá que distintas empresas de telefonia possam implementar mais puntos de acesso.
Mas não para por aqui, já que graças as altas velocidades oferecidas por essas redes não haverá mais a saturação de canais. Por essa razão ele também explica que de acordo com a tecnologia, diferentes companhias serão capazes de oferecer um excelente serviço, sem a necessidade do Wi-fi.
Smartfones mais robustos e eficientes
Além de melhorar a velocidade e latência das redes portáveis, as companhias telefônicas serão capazes de oferecer um serviço de qualidade para todos. Ou seja, cada vez estamos cada vez mais conectados e por isso é fundamental que as redes do futuro sejam capazes de acompanhar um grande fluxo nas redes.
Ainda assim, a rede 5G também melhorará a eficiência energética dos dispositivos conectados até um 90%. Isto é melhorando a autonomia dos smartfones e dispositivos domésticos. Em suma: uma maior cobertura representará também uma maior eficiência energética e extinguirá de uma vez por todas os problemas de saturação da rede.
DSS como alternativa e o primeiro passo
Com o intuito de ajudar os provedores de serviço de comunicação a migrar para a tecnologia 5G, os fabricantes de equipamentos de telecomunicação desenvolveram novas funcionalidades que permitem compartilhar simultaneamente o espectro radioelétrico em várias tecnologias.
Portanto, a Dinâmica de espectro (DSS, Dynamic Spectrum Sharing) permite a coexistência da tecnologia LTE(4G) e NR(5G) ao mesmo tempo. Em outras palavras, elas compartilhariam as mesmas frequências portadoras e portanto o mesmo hardware da estação. De acordo com o algorítimo de programação inteligente (scheduling) o DSS permite compartilhar e ajustar o mesmo espectro simultaneamente.