A revolução da velocidade de conexão: a fibra óptica
Decerto a fibra óptica já é um elemento presente na nossa sociedade e cada vez se torna mais acessível a todos. Contudo, o fato de algumas operadoras não possuírem cobertura em todo o Brasil acaba por ser tornar ainda uma novidade para muitas pessoas.
Entretanto, é verdade que ao longo dos anos foram criadas diferentes tecnologias de transmissão de dados por fibra óptica. Desse modo, surgindo diferentes tipos de serviço de conexão à internet. Justamente por utilizarem essa tecnologia no seu cabeamento. Em outras palavras, precisamente na fiação e na instalação está a principal diferença entre todos elas.
O que é a fibra óptica?
A fibra óptica é um meio de transmissão dados usado principalmente em telecomunicações. Desse modo a fibra óptica consiste por um cabo de rede que contém fios de fibra de vidro. Através desses cabos são enviados sinais binários de luz com os valores 0 ou 1. Assim sendo, o feixe de luz permanece confinado no cabo e se propaga pelo interior da fibra.
Portanto dessa maneira é possível encontrar uma velocidade superior já que a informação é transmitida na velocidade da luz. Por isso, essa tecnologia foi projetada para as telecomunicações, redes de dados de alto desempenho e longa distância.
Alta velocidade de internet
Em seguida é de suma importância entender bem alguns conceitos básicos. Usualmente há muita confusão e, portanto, as decisões apropriadas não são tomadas ao contratar um serviço de Internet. Por essa razão, as vezes é possível se decepcionar por não obter os resultados esperados. Nesse sentido, você saberia dizer o que é velocidade da internet?
Assim sendo, o número de bits por segundo (Gbps, Mbps, Kbps, etc.) que podem viajar de nosso roteador para a rede e vice-versa é conhecido como velocidade da internet. Deste modo deve-se levar em consideração que a velocidade consiste em um dos detalhes que não vemos na hora de escolher um provedor de Internet. Portanto, a velocidade que é regularmente promovida na publicidade corresponde à velocidade de download, ou seja, os dados que baixamos da Internet, como filmes, músicas, fotos, páginas da web que visitamos, etc.
Instalação fácil
Outro grande motivo para o grande êxito dessa nova tecnologia se resume na facilidade da instalação do seu sistema. Nesse sentido a instalação da fibra ótica no prédio é simples, embora o sistema possa mudar dependendo se a sua residência já está preparada ou não para isso. Se esse for o caso, a instalação pode ser feita através da canalização interior como acontece com a ADSL.
Caso o prédio ainda não esteja pronto para fibra ótica, as empresas instalam o cabo pela fachada do prédio ou pelos pátios internos. Nesse caso, se não quisermos que metros de cabo fiquem visíveis pela casa, é melhor colocar o roteador próximo ao ponto de entrada do cabo.
Como funciona a tecnologia de fibra óptica
De fato, o princípio da alta velocidade das fibras ópticas baseiam-se na sua operação nas leis de reflexão e refração da luz. Em outras palavras, a luz que atravessa o interior da fibra óptica sofre uma reflexão total cada vez que tenta sair do núcleo e entrar na capa. Como a reflexão total segue a lei da reflexão, o ângulo de entrada é igual ao ângulo de saída e, portanto, nas reflexões seguintes ao longo da fibra, o ângulo é mantido.
Portanto, a luz não viaja em linha reta através da fibra óptica, mas a luz está refletindo através da fibra. Para que a luz não saia do núcleo e possa ser refletida, a fibra óptica possui um revestimento especial que funciona como um espelho.